Estilo do Blog: [ Astex ] [ Stone ] [ Green ] |  Bode de Ouro AQUI | Seguidores do Facebook: AQUI
The Filosofix Introduction Page   RSS   Facebook Filosofix   Twitter   Visualizar perfil de Ramiro Corrêa Jr no LinkedIn
Consultório Online de Psicanálise
(visite meu Consultório Online de Psicanálise - clique no logo acima)
(por falta de suporte AdobeFlash Player para algum iPad ou similar, algo pode não ser visto no blog)




Neste artigo discutirei como resolver o problema de microfone no Ubuntu, especialmente a versão que utilizo que é a Lucid Lynx 10.04.

If you are trying to translate this article for English, using some web translator, please be careful with some words!

Vasculhei centenas de fóruns (ou se você for um “latinista” convicto, a palavra no plural é fora, como seria no Latim), na web, procurando resolver meu problema de microfone no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Há, para mim, duas aplicações de que não posso abrir mão: o Skype (para Linux) e a produção de vídeos gravando minha voz. Mas é muito difícil encontrar a solução adequada e palpites não faltam. Provavelmente você tentará vários deles e descobrirá que sua instalação Ubuntu acabou de ir para o beleléu (in English, this word means gone with the bag!). :)

E, para fazer o bendito microfone funcionar, se você tem um notebook, o problema aumenta porque você já testou seu microfone embutido naquele outro sistema operacional e… Deus! O microfone funciona lá!… embutido na placa mãe. E aqui no Ubuntu a situação é mais complicada ainda.

Descobri uma solução bastante simples, no entanto; isto é: simples depois de a ter descoberto! É o seguinte:

Primeiro:

a) Abra o gstreamer-properties. Para fazer isto, aperte simultaneamente as teclas ALT + F2.

b) Ao surgir a famosa janelinha de EXECUTAR APLICATIVO, digite lá: gstreamer-properties.

c) Vá até a aba de audio e selecione, em plugin a opção Servidor de som PulseAudio.

d) Feche a janelinha!

Segundo:

a) Agora é a hora do pulo do gato!

b) Compre, tome emprestado, dê seu jeito, mas insira numa das portas USB’s de seu notebook (ou PC), um microfone; de preferência aqueles que já vêem com fone de ouvido e um penduricalho que você coloca mais ou menos no rumo de sua boca – e que é o microfone, raios! LEMBRE-SE: deve ser um microfone conectado à USB de seu computador! Preste atenção: conectado à USB!

Entendeu? Microfone conectado à USB!

Terceiro:

a) Vá em Sistema — > Preferências — > SOM.

b) Ao abrir a tela de Preferências de Som, clique na aba ENTRADA.

c) Agora, ajuste os volumes do microfone. Experimente lá: você verá as opções i) Microfone 1, ii) Microfone 2 e iii) Linein. Selecione a opção de Microfone 1.

d) Por fim, NÃO SE ESQUEÇA que na ESCOLHA DE UM DISPOSITIVO PARA ENTRADA DE SOM você terá duas opções: a primeira delas é a de Audio Interno Analog Mono; a segunda delas é a que lhe interessa, a que você acabou de “espetar” seu microfone novinho em folha na USB (no meu caso, é uma velha câmera i-NOVIA que não uso mas que tem um microfone embutido, que me evita gastar dinheiro para comprar um microfone novo, cuja denominação é PC Camera with MIC (SN9C105) Analog Mono).

e) Marque esta segunda opção aí e faça o teste. Você verá seu microfone dar sinal de vida!

Quarto:

a) Caso seu microfone não dê sinal de vida, instale o “programinha” ALSAMIXER, que pode ser obtido na CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU.

b) Vá em Aplicativos — > Central de Programas Ubuntu — pesquise por Alsamixer – mande instalar.

c) Vá em Aplicativos — > Multimidia — > Gnome Alsa Mixer, e trate de desmarcar seu microfone, caso ele esteja MUDO; ative-o e teste o volume de som.

Quinto:

a) Feito tudo isto, agora é só testar usando seu programa de gravação de vídeos (sugiro que instale o GUVCVideo que também pode ser obtido na CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU), ou abra seu Skype, clique em OPÇÕES — > AUDIO e faça o teste de audio.

b) Você ficará bem satisfeito com o resultado!

E Zé Finí!!!

For those who want to translate this article for English, I would like to say that the expression Zé Finí comes from that means “a little Joseph”, or JOE; and the word Finí comes from the idea of to finish: … So, you can translate this sentence Zé Finí as Joe Terminated !!!!!! :lol:

Forgive me! :)

Zé Finí !!! Seu microfone finalmente funcionou no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx e demais versões Linux!

postado por Ramiro Corrêa (17/04/2015)

Comments

comments





Recomendamos, fortemente, que você comente este post. Sinta-se à vontade.

Contudo, todos os comentários no Blog FILOSOFIX são moderados pelo ADMINISTRADOR. Contamos com sua COLABORAÇÃO. Obrigado.

Por favor, preencha o formulário abaixo e aguarde aprovação de sua opinião.


Comentários disponíveis para leitura.


Sem comentário



Nome (obrigatório)

Email (obrigatório - não será publicado)

Website

Compartilhe sua sabedoria - escreva seu texto abaixo

Current day month ye@r *